EMENTA
Treinamento avançado do software AutoCAD 2008, incluindo todas as técnicas de modelagem tridimensional: wireframe, superfícies, sólidos. Comandos, conceitos e variáveis do universo tridimensional do software. Metodologia do trabalho tridimensional. Exercício e aperfeiçoamento do raciocínio espacial.
OBJETIVO
Este curso tem o objetivo de habilitar o profissional da área de desenho, que já tenha conhecimento básico do software AutoCAD, a trabalhar com o universo tridimensional do mesmo, à medida em que procura exercitar e aperfeiçoar o seu raciocínio espacial.
PRÉ – REQUISITOS

Poderão participar do curso todos os profissionais cuja área de atuação esteja relacionada ao desenho e que tenham domínio do software AutoCad (Autodesk, Inc.) a um nível básico, ou seja: domínio das primitivas geometrias; domínio das referências de precisão; domínio das ferramentas de edição; domínio de layers e blocos; domínio de comandos para controle de imagem. Necessário se faz, também conhecimento básico de geometria e trigonomertia.

PROGRAMA
Introdução à modelagem tridimensional. Modelo x imagem. Trigonometria. Geometria. Sistemas de coordenadas. Construção tridimensional através do desenho bidimensional: ELEV e THICKNESS.
Método e organização do trabalho tridimensional - análise prévia do modelo, e uso de cores e de LAYER auxiliar.
O ícone UCS e a regra da mão direita.
Pontos de vista - criação e armazenamento: VPOINT e VIEW. Favorecendo a visualização - HIDE e SHADE.
Ajudando na visualização da construção tridimensional - VIEWPORTS em Model Space. Sistemas de coordenadas alternativos - geração, armazenamento e recuperação - UCS's. Modelos em wireframe. Linhas e arcos no espaço - LINE e 3DPOLY.
Entrada de dados através de coordenadas. Coordenadas absolutas; coordenadas relativas cartesianas, coordenadas relativas cilíndricas e coordenadas relativas esféricas.
Filtros.
Modelos de superfície. Extrusão, faces e malhas. Faces tridimensionais - 3DFACE.
Faces múltiplas - PFACE.
Malhas - aprendendo a fazer o perfil. POLYLINE e suavização - PEDIT.
Superfícies tabuladas - TABSURF; Superfícies regradas - RULESURF; Superfícies definidas por arestas - EDGESURF; Superfícies de revolução - REVSURF.

EXEMPLOS: